×

Histórico da Paróquia da Sagrada Família - Divinópolis

quinta-feira, 13 de junho de 13 às 07:57 | Atualizado às 10:55

Em 1º de janeiro de 1981 às 14h, o casal Antônio e Vanda, juntamente com o Senhor Divino Coelho e Dona Arminda procuraram o Padre Teodoro na Paróquia do Senhor Bom Jesus. Naquele encontro, eles pediram ao Padre Teodoro que viesse até o bairro Danilo Passos e celebrasse a Santa Missa para que assim desse início à caminhada cristã da nossa comunidade. Esta celebração aconteceu no dia 20 de janeiro de 1981 às 18h, sábado, na Escola João Pânfilo Guimarães. Foi a luz de velas, porque naquele dia não tinha luz elétrica na escola.


Depois da primeira celebração, no dia 20 de janeiro de 1981, surgiu o 1º Conselho Comunitário, que ficou como coordenador o Sr. Romeu Máximo. E todos queriam ajudar. Tivemos em seguida a Campanha dos Imigrantes. Pois, todas as famílias vieram para o conjunto habitacional Danilo Passos oriundas de outras comunidades. Foi realizada uma caminhada com tochas acesas nas mãos, vinda da Igreja do Senhor Bom Jesus até a praça central, onde estava montado um palanque para celebração de uma Santa Missa. Dali surgiram muitas pastorais e o Lactário Menino Jesus. Pouco depois surgiu o Danilo Passos II, que enriqueceu mais ainda a  comunidade de fé.


O nome da Comunidade que é Sagrada Família foi escolhido por votação. E nos deu o privilégio de contarmos com Jesus, Nossa Senhora e São José, como padroeiros da nossa comunidade. No dia 19 de novembro de 1988, sábado as 17h30 horas tivemos a apresentação da Banda de Música Municipal, as 18h30 horas foi realizada a benção da pedra fundamental da Igreja da Sagrada Família e depois uma Missa campal. E no ano de 1995, as celebrações passaram do antigo Salão Capela para a nova e imponente Igreja da Sagrada Família.


Em 1997, Pe. Bento veio atender a nossa Comunidade Sagrada Família, naquela ocasião éramos Capela da Paróquia Senhor Bom Jesus, Divinópolis-MG. Somente em 10 de Janeiro de 1999, do ano de Nosso Senhor Jesus Cristo foi criada por sua Excia. Revma. Dom José Belvino do Nascimento, Digníssimo Bispo Diocesano da Diocese de Divinópolis-MG, a Paróquia Sagrada Família, pelo Decreto Nº 65, datado de 04 de Janeiro de 1999. A partir desta memorável data, a então Capela Sagrada Família, tornou-se a Paróquia Sagrada Família, a casa da família católica. Foi empossado como ADMINISTRADOR PAROQUIAL, neste mesmo dia Pe. Bento Mateus Borges. Pe. Bento permaneceu à frente da Paróquia até o dia 31 de Janeiro de 2006. Logo, em seguida no dia 01 de Fevereiro de 2006, Pe. Marcos Antônio Rocha assumiu a Paróquia, como ADMINISTRADOR PAROQUIAL, permanecendo na mesma, até o dia 15 de março de 2010, quando Pe. Edmar Antônio de Souza, o terceiro padre responsável pela Paróquia assume como PÁROCO, no dia 16 de Março. No dia 22 de Abril de 2010, Pe. Edmar acolheu como coadjuntor Pe. Jair Simão. Este nomeado como VIGÁRIO PAROQUIAL permaneceu na paróquia por pouco tempo.  No dia 04 de Outubro de 2010, Pe. Edmar acolheu o seu novo VIGÁRIO PAROQUIAL  Pe. Reginaldo Martins Vieira, que acabara de ordenar Sacerdote na Capela de Santa Luzia da Paróquia Nossa Senhora da Guia.


No dia 05 de Fevereiro de 2010 Pe. Edmar é transferido para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Cidade de Cláudio-MG, assume a Paróquia  Pe. Antônio Paulo da Silveira no dia 06 de fevereiro de 2001, como PÁROCO, permanecendo na mesma até o dia 11 de Janeiro de 2013.


No dia 13 de Janeiro de 2013, foi empossado como ADMINSTRADOR PAROQUIAL  Pe. Reginaldo Martins Vieira, que por sua vez permanece até a presente data. Pe. Reginaldo conta com ajuda de Pe. Jair Simão que recebeu a provisão de VIGÁRIO PAROQUIAL da Paróquia Sagrada Família, para a Comunidade de São José, em São José dos Salgados, Município de Carmo de Cajuru-MG.

Parceiros