Paróquia Nossa Senhora da Piedade prepara Itinerário espiritual para o tempo da quaresma

Sexta-feira, 16 de março de 2018 às 0h 00  - Atualizado às 8h 39

"Como seria belo se cada um de vós pudesse, ao fim do dia, dizer: hoje realizei um gesto de amor pelos outros!” Papa Francisco



Já estamos às portas do tempo da quaresma. A espiritualidade deste nos provoca a um exame de consciência profundo e sincero; por consequência, à penitência, à conversão, à mudança de vida, de atitudes e de comportamentos. São dias em que nos colocamos numa caminhada rumo à reconciliação com Deus, com o outro e à reconciliação consigo mesmo e nos dirigimos à Páscoa de Jesus e nossa também, pois nos movemos das trevas para a luz; do pecado para a graça e do mal para o bem. Temos as observâncias espirituais, que nos ajudam a pisar, com segurança e eficácia, as estradas quaresmais. São elas: oração, esmola e o jejum. Quase sempre nos desafiamos a algum exercício de jejum, às sextas-feiras, por ser um dia penitencial, ou abstinência de alguma coisa – carne, cigarro, bebida alcoólica, refrigerante, doce etc. Mas qualquer prática ganha beleza e uma dimensão mais orante, quando transformamos tudo em obras de caridade - é a fé com as obras - "O jejum e a abstinência que praticamos, quebrando nosso orgulho, nos convidam a imitar vossa misericórdia, repartindo o pão com os necessitados". Assim rezamos em um dos prefácios da quaresma.  O meu jejum e a minha abstinência devem, necessariamente, ser transformados em partilha e solidariedade. O que eu “economizo materialmente e financeiramente" deve alcançar os irmãos e irmãs mais necessitados. Por exemplo, a carne que deixo de comer deveria estar no prato dos que passam necessidades. Assim, para que nossa jornada quaresmal seja melhor vivida, decidimos, todas às sextas-feiras, celebrar a Missa da Partilha, que será, às 19h, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, junto à Novena Perpétua. O que não gastei na semana com o que deixei de comer ou beber, colocarei na coleta, no momento do ofertório – dentro da celebração eucarística. Ano passado, ajudamos a Comunidade de São Paulo, que está na Paróquia  Santo Antônio, com o valor de quase R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais). Venha caminhar conosco e preparemo-nos juntos para a celebração da Páscoa. Eis as datas:

 

  • Dia 16 de fevereiro - 19h: Santa Missa, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, com a novena Perpétua
  • Dia 23 de fevereiro - 19h: Santa Missa, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, com a novena Perpétua
  • Dia 2 de março - 19h: Santa Missa, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, com a novena Perpétua
  • Dia 9 de março - 19h: Santa Missa, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, com a novena Perpétua
  • Dia 16 de março - 19h: Santa Missa, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, com a novena Perpétua
  • Dia 23 de março - 19h: Santa Missa, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, com a novena Perpétua.

 

No final da caminhada quaresmal, destinaremos o que foi arrecadado para alguma Instituição social ou para alguma comunidade necessitada de nosso auxílio. Deus para renovar, na santidade, o coração dos vossos filhos e filhas, instituiu este tempo de graça e salvação. Libertando-nos do egoísmo e das outras paixões desordenadas, superamos o apego às coisas da terra.

Fotos

Clique na imagem para ampliar.

Publicidade