Mensagem de Dom José Carlos para o Ano Nacional do Laicato

Segunda-feira, 27 de novembro de 2017 às 9h 57  - Atualizado às 18h 37

No dia 26 de novembro, término do ano litúrgico, a Igreja Católica comemora a “Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo”, e junto com ela, a cada ano, o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas. E, pela quarta vez, a Diocese de Divinópolis preparou uma festa para celebrar o dia dos leigos, com uma celebração chamada de Festa do Povo de Deus.



Neste ano, o a Festa do Povo de Deus aconteceu, às 9 horas, na Catedral Diocesana e marcou o início do Ano Nacional do Laicato que tem como tema “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Carlos, e concelebrada pelo Padre Luis Carlos Amorim e pelo Padre José Raimundo Bechelaine.



A celebração contou com a presença do Conselho de Leigos da Diocese de Divinópolis, que celebra 25 anos de criação, e com fiéis vindos de várias paróquias da diocese.



“O Ano do Laicato nos empolga e fomenta em nós uma feliz e agradável expectativa, para juntos escutarmos o que diz o Espírito Santo aos nossos corações e assumirmos a ação transformadora na Igreja e no mundo. A obra é de Deus e de todos nós”, afirma o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, Dom Severino Clasen.

 


O bispo espera que, no Ano do Laicato, a partir de cada reflexão, os leigos possam ouvir Jesus Cristo os chamando e os enviando para serem sal, luz e fermento na massa. “Vamos, todos, através da oração e meditação da Palavra de Deus, de olhos abertos para a realidade onde vivemos, transformar as injustiças em relações de paz e amor”, exorta.



Em entrevista para a nossa equipe de reportagem, Dom José Carlos falou da importância do laicato para a Igreja; ouça:

 

Publicidade