Forania de São Bento realiza o 2° Módulo da formação dos Ministros da Palavra

Segunda-feira, 17 de julho de 2017 às 8h 55  - Atualizado às 11h 11

A Forania de São Bento, ao longo das orientações e práticas elaboradas nos dois módulos de formação do Ministério Extraordinário da Palavra, realizados nos meses de Maio e em Julho, teve como critérios os seguintes temas:

 

"No Princípio era o Verbo e o Verbo se encarnou". Seu objetivo é destacar a Palavra, seu sentido e significação para os cristãos e a leitura orante da Palavra de Deus.

 

"Celebrar a Palavra e entender as propostas para a Celebração da Palavra". O segundo tema traz o saber cuidar do ambiente celebrativo, cuidados na Celebração da Palavra. Roteiros para a Celebração da Palavra e momentos orantes.

 

As orientações oferecidas nestes dois módulos tiveram como missão 'ampliar o seu corpo ministerial ao investir publicamente o leigo de uma responsabilidade eclesial'. Trata-se de tornar, ainda mais, o leigo participante, e não coadjuvante na missão de evangelizar. Ao mesmo tempo, com este Ministério se estabelece, mais claramente, a distinção entre a função do Ministro Extraordinário da comunhão Eucarística e o Ministro Extraordinário da Palavra, diversificando os ministérios.

 

Assim, implementamos uma liturgia ministerial, na qual a função desempenhada pelo ministro revela a face de uma igreja serviçal e samaritana, sendo a missão desempenhada uma prestação de serviço apostólico e não posição de “status”. O desejo é este: construir uma Igreja viva, participativa, comunidade de fé, centrada na Eucaristia e na Palavra de Deus.

 

Na vida da Forania de São Bento tal ministério se insere especialmente em ordem à animação litúrgica, relacionado, portanto, à dimensão celebrativa. Entendendo a riqueza do exercício deste Ministério para a celebração propriamente litúrgica (Celebração da Palavra), ele contribui também com outras dimensões da evangelização como, por exemplo, para a formação bíblico/catequética e de agentes coordenadores dos grupos de reflexão.

 

Enfim, queremos um Ministério cada vez mais fortalecido e empenhado no estudo da Palavra de Deus, para que o(a) ministro(a), além de proclamar, conduzirá a Celebração da Palavra e nela proclamará o Evangelho e fará a reflexão.

 

Deus abençoe a todos os homens e mulheres de bem que, carinhosamente, assumem esse bom propósito de viver o Ministério da Palavra.

 

 

POR PADRE GEDLER BREVES.

Fotos

Clique na imagem para ampliar.

Publicidade