Forania do Divino Espírito Santo experimenta novo modelo de formação para ministros extraordinários da comunhão eucarística

Sexta-feira, 8 de julho de 2016 às 11h 17  - Atualizado às 20h 26

A Forania Divino Espírito Santo experimenta, a partir desse ano, novo modelo na formação de seus ministros extraordinários da comunhão eucarística.

 

A formação se divide em quatro etapas:


1. Na paróquia: série de três encontros, refletindo sobre os ministérios leigos, missão e espiritualidade dos ministros;


2. Na forania: numa semana - de segunda a sexta-feira -, acontecem os módulos: liturgia; teologia do sacramento da Eucaristia; a fé católica; prática do ministro e a relação de cuidado do ministro com os enfermos. Cada módulo tem a duração de, aproximadamente, duas horas.


3. Na paróquia: encontro do padre com seus ministros para orientações práticas - presença e atuação nas missas e celebração da Palavra; a celebração com os enfermos; adoração eucarística etc;

 

4. Na forania: o retiro espiritual - o encontro de silêncio e reflexão com todos que foram preparados para o ministério.

 


Essa semana, os candidatos ao ministério das paróquias - Divino Espírito Santo, São Cristóvão, Nossa Senhora Aparecida e Santuário Santo Antônio - foram os primeiros a vivenciaram esse novo tempo e, a contar pela alegria dos participantes, é certo que foi um sopro do Espírito.


Nosso agradecimento à comunidade Nossa Senhora da Conceição, no bairro Esplanada, pela disponibilidade do lugar; e aos coordenadores das paróquias, pelo empenho e dedicação na organização e realização dessa semana.

 

 

Padre Carlos Henrique Alves de Resende - Vigário Forâneo
Padre Marcelo Luiz Caixeta - Setor Litúrgico

Fotos

Clique na imagem para ampliar.