Entenda o significado do Logotipo da 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral

Nossa 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral está depositada em Deus, Eterno Pai, que criou tudo quanto existe, inclusive o chão no qual está situada nossa Igreja Particular. Por isso, o mapa de nossa Diocese aparece em cor marrom, como porção de terra destacada no globo terrestre, sustentado por duas mãos, as de Deus-Pai Criador.

 

A Cruz de Jesus aparece por detrás do mapa. Nela, nós nos gloriamos; por ela fomos salvos e libertos. A Diocese de Divinópolis, fiel à sua missão, apresenta a cruz do Senhor como prova do imenso amor de Deus por toda a humanidade, como porta de passagem para uma vida plena e como causa e razão de sua ação pastoral no mundo.


O Espírito Santo, simbolizado pela pomba branca, sobrevoa o mapa como o grande inspirador e motivador de toda nossa ação evangelizadora, sobretudo a realização da 11ª Assembléia Diocesana de Pastoral.


A poderosa intercessão da Virgem Maria, Imaculada Conceição, padroeira de nossa Diocese, é recordada pela pequena estrela no canto superior esquerdo do logotipo. Ela, a Estrela da Evangelização, a mãe que soube tornar-se discípula missionária do próprio filho, seja-nos exemplo de quem sabe ouvir o que Deus diz.


Por fim, o globo sustentado pelas mãos de Deus-Pai sugere, ainda, uma hóstia branca, a Eucaristia, que nos faz Igreja e que é feita pela Igreja para o mundo. É o principal alimento no longo caminho que devemos percorrer na realização desta Assembleia de Pastoral.

 

 

Pe. Emerson Cunha
Coordenador Diocesano de Pastoral

 

 

Publicidade