Novena de São Francisco de Sales: Nono Dia

Quarta-feira, 24 de janeiro de 2018 às 0h 00  - Atualizado às 9h 32

São Francisco de Sales nasceu na Sabóia, atual França, no dia 21 de agosto de 1567. Estudou em La Roche e Annecy. Quando jovem estudou em Paris e Pádua, na Itália. Era alegre, leal e piedoso. Sentindo o chamado de Deus para a vida sacerdotal estudou filosofia e teologia. Fez doutorado em Direito Civil e Canônico. Foi ordenado padre com 26 anos e trabalhou numa região da França ( Sabóia) dominada pelos Calvinistas. Seu trabalho pastoral foi brilhante.  Aos 32 anos foi nomeado bispo auxiliar e, dois anos mais tarde, bispo titular de Genebra. Introduziu, com êxito, em sua diocese, as reformas do Concílio de Trento. Foi diretor espiritual de São Vicente de Paulo e Santa Francisca de Chantal. São João Bosco dedicou a ele sua obra. Por isso, os padres de Dom Bosco são chamados “Salesianos”.

 

Enamorado da beleza e bondade divinas, é modelo de escritor, aberto ao diálogo, conciliador, pregador incansável, fundador solícito, sábio diretor e pastor de almas. Expressou, em 1609, no seu livro Introdução à Vida Devota (Filotéia), a convicção pessoal de que a santidade é para todos, independentemente  do estado ou condição de vida.

 

Em 1616, publicou o Tratado do Amor de Deus, obra de grande profundidade espiritual, podendo ser considerada um diário da vida do autor. A obra foi dedicada  a “Teótimo”,  que é a personificação do espírito humano, comum ao homem e à mulher, desejosos de progredir no amor divino.

 

Faleceu em Lyon, França, a 28 de dezembro de 1622. Beatificado pelo Papa Alexandre VII, em 1661. Foi canonizado, pelo mesmo Papa, em 1665. Pio IX o proclamou Doutor da Igreja a 16 de novembro de 1877, com o magnífico título de Doutor do Amor Divino. Em 1923, foi declarado, por Pio XI, padroeiro da Boa Imprensa. Sua festa é celebrada no dia 24 de janeiro, dia em que seu corpo foi levado à sepultura definitiva, em Annecy.


 

Reze, conosco, o terceiro dia da Novena de São Francisco de Sales:

 

Publicidade