Novena de São Francisco de Sales: Oitavo Dia

Terça-feira, 23 de janeiro de 2018 às 0h 00  - Atualizado às 9h 34

São Francisco de Sales nasceu na Sabóia, atual França, no dia 21 de agosto de 1567. Estudou em La Roche e Annecy. Quando jovem estudou em Paris e Pádua, na Itália. Era alegre, leal e piedoso. Sentindo o chamado de Deus para a vida sacerdotal estudou filosofia e teologia. Fez doutorado em Direito Civil e Canônico. Foi ordenado padre com 26 anos e trabalhou numa região da França ( Sabóia) dominada pelos Calvinistas. Seu trabalho pastoral foi brilhante.  Aos 32 anos foi nomeado bispo auxiliar e dois anos mais tarde bispo titular de Genebra. Introduziu, com êxito, em sua diocese, as reformas do Concílio de Trento. Foi diretor espiritual de São Vicente de Paulo e Santa Francisca de Chantal. São João Bosco dedicou a ele sua obra. Por isso, os padres de Dom Bosco são chamados “Salesianos”.


Enamorado da beleza e bondade divinas, é modelo de escritor, aberto ao diálogo, conciliador, pregador incansável, fundador solícito, sábio diretor e pastor de almas. Expressou, em 1609, no seu livro Introdução à Vida Devota (Filotéia), a convicção pessoal de que a santidade é para todos, independentemente  do estado ou condição de vida.


Em 1616, publicou o Tratado do Amor de Deus, obra de grande profundidade espiritual, podendo ser considerada um diário da vida do autor. A obra foi dedicada  a “Teótimo”,  que é a personificação do espírito humano, comum ao homem e à mulher, desejosos de progredir no amor divino.


Faleceu em Lyon, França, a 28 de dezembro de 1622. Beatificado pelo Papa Alexandre VII, em 1661. Foi canonizado, pelo mesmo Papa, em 1665. Pio IX o proclamou Doutor da Igreja a 16 de novembro de 1877, com o magnífico título de Doutor do Amor Divino. Em 1923, foi declarado, por Pio XI, padroeiro da Boa Imprensa. Sua festa é celebrada no dia 24 de janeiro, dia em que seu corpo foi levado à sepultura definitiva, em Annecy.

 

Reze conosco o terceiro dia da Novena de São Francisco de Sales: