×

Conteúdo

Notícias

Seminaristas Elder, Anderson e Alex são ordenados diáconos

segunda-feira, 20 de agosto de 18 às 08:30

A Diocese de Divinópolis está vivendo, desde o dia 16 de julho de 2018, o seu Jubileu de Diamante. As festividades de aniversário de 60 anos de instalação da diocese seguem até o dia 17 de maio de 2019. Um dos grandes presentes que a Diocese recebeu no jubileu foi a ordenação de três diáconos transitórios para o serviço à Igreja Diocesana. Foram ordenados, pela imposição das mãos de Dom José Carlos, os seminaristas Alex Cristiano, Anderson Nunes e Elder Alves. A cerimônia aconteceu na noite desta sexta-feira, 17 de agosto, na Catedral Diocesana, em Divinópolis. A celebração  contou com a presença de dezenas de padres, de dois diáconos da Diocese de Sete Lagoas-MG, seminaristas da Diocese de Divinópolis e de familiares e amigos dos recém-ordenados.

"O Diácono fortalecido com a graça sacramental, serve ao povo de DEUS no serviço da Liturgia, da Palavra e da Caridade, em comunhão com o Bispo e seu Presbitério" (LG).

O Diácono é aquele que participa do ministério de Cristo e toma para si tarefas que cabem ao primeiro grau do Sacramento da Ordem. No áudio, abaixo, Dom José Carlos, Bispo de Divinópolis, explica melhor a função do Diácono:

 

 

O Diácono Alex, 39 anos, natural de Pará de Minas, é filho da Paróquia Nossa Senhora da Piedade. Em entrevista, o Diácono Alex falou que sua ordenação era um momento muito esperado por ele. Ele também falou um pouco do trabalho do diácono na Igreja; ouça: 

 

 

na expectativa para a sua ordenação, o Diácono Anderson, 39 anos, conversou com a nossa equipe e disse que está muito feliz. Diácono Anderson é natural de Divinópolis e filho da Paróquia da Sagrada Família, no bairro Danilo Passos.

 

 

A caminhada vocacional do Diácono Anderson é um pouco atípica. Ele entrou para o seminário, ainda, na década de 90. Após concluir o curso de filosofia, na cidade de Mariana-MG, e ingressar no curso de teologia, ele discerniu sair do seminário. 14 anos fora do seminário, ele deu aula em várias escolas de Divinópolis e Pará de Minas e foi diretor de uma escola, em Divinópolis. Só em 2014, após um processo de discernimento, ele retornou para o Seminário.

 

 

"Coração acelerado", foi assim que o Diácono Elder, 40 anos, descreveu como ele estava se sentidno neste momento de sua vida. O Diácono Elder é filho da Paróquia  Nossa Senhora da Guia, de Divinópolis:

 

 

Em sua homilia, Dom José Carlos iniciou a reflexão dizendo que a vocação começa na família. Em entrevista, o Bispo refletiu sobre  importância de se falar de Deus na família e de viver uma experiência de fé dentro da mesma; ouça:

 

 

No vídeo, abaixo, você assiste, na íntegra, a homilia de Dom José Carlos:

 

Após a homilia, aconteceu o rito próprio da Ordenação Diaconal. 

 

Ao final da celebração, os diáconos proferiram a mensagem final, agradecendo  todos os envolvidos no processo vocacional da vida deles:

 

 

A divulgação da paróquia que os diáconos irão trabalhar foi feita após a mensagem final. O Diácono Alex vai trabalhar na paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Itaúna. O Diácono Anderson estará exercerá seu diaconato na Paróquia  São Bento, em Itapecerica. Já, o Diácono Elder irá trabalhar na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Divinópolis.

 

POR TÚLIO VELOSO

 

Notícias Relacionadas

17 jul 18
05 fev 15
24 fev 15
10 set 13

Parceiros